sábado, 25 de setembro de 2010

Defesa do Projeto

Capa do Projeto
Hoje foi o dia da defesa do nosso projeto para a bancada do nosso colégio, o grupo estava muito nervoso, pois esse tema é realmente muito importante para nós. Mas enfim saiu tudo bem, os professores diseram que o nosso projeto estava perfeito, que tinha conteúdo, e que o tema escolhido era muito rico. Agora estamos esperando o resultado (yn). Não se preocupem, se por algum acaso o nosso projeto não for aprovado, não deixaremos de informar vocês o que fazer os com alimentos que a princípio vocês achavam que não serviam mais pra nada, pois não é um projeto apenas de escola, mas sim para toda a população.
Agora é só esperar o resultado(yn).

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Divulgação do Tema

Para a divulgação do tema Desperdício e Reaproveitamento de Alimentos, foram criados este blog, uma comunidade do orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=106555750 e um twitter http://twitter.com/@despdealimentos
Precisamos da sua ajuda, Sigam, Participem! Nos ajude a divulgar, para que cada vez mais esse tema seja discutido pela sociedade e tomado as medidas cabíveis para resolve-lo.
Gratos.

VOCÊ pode mudar isso!


Olá gente, tô aqui publicando meu primeiro post com algumas palavrinhas que são válidas ao sentido do nosso trabalho, que já deixou de ser apenas de dimensão escolar, e se tornou um trabalho social que com a ajuda de vocês, que acompanham o blog, pode se expandir mais e mais, tendo em vista que esse não é um problema apenas do nosso bairro e muito menos do nosso país, é um problema mundial que afeta do país mais desenvolvido ao país de menor IDH e que não tem atraído os olhos das autoridades. Porém, com a consciência e a união de todos, dados podem ser revertidos e as consequências desse mal também podem ser extintas. Então, se você pretende viver num mundo livre de tanto desperdício e oposições sociais, inicie valorizando o seu alimento! Faça a sua parte, não espere pela iniciativa das autoridades ou dos seus amigos, o poder está em suas mãos!
P.s.: Amanhã é defesa do nosso projeto no colégio. Boa sorte pra nós (yn)


Caderno de Receitas de alimentos reaproveitáveis

Hoje andei na internet procurando mais informaçoes sobre o tema desperdício e reaproveitamento de alimentos, foi quando achei um caderno de receitas de alimentos reaproveitáveis, eu fiquei super contente pois poderia postar aqui no nosso blog para vocês verem! Ele está Incrivel. As comidas dão água na boca só de ver-las. Tem receitas de cascas de várias frutas e etc.
Vocês não podem deixar de conferir!
Capa do Caderno de Receitas de alimentos reaproveitáveis




















=============> Caderno de Receitas de Alimentos Reaproveitáveis <==============

Créditos para os Alunos da Escola Dr. Alfredo José Balbi- Unital que fizeram esse maravilhoso caderno de receitas.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Formas de evitar o desperdício/Reaproveitamento de alimentos

COMPRAR BEM: preferir legumes, hortaliças e frutas da época.

CONSERVAR BEM: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.

PREPARAR BEM: lavar bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.

Resumo

Alguns alimentos consumimos no dia-a-dia e que deixam sobras não precisam, necessariamente, ser descartados no lixo. Muitos destes alimentos podem ser reaproveitados em receitas muito saborosas. Veja alguns exemplos que a equipe do Bem Simples preparou para evitar o desperdício:

Passos

1. Com o arroz que ficou na panela, é possível fazer bolinhos de arroz e até reutilizar fazendo um arroz de forno ou risotos;
2. O feijão que sobrou do almoço ou do jantar pode render pratos como tutu, feijão tropeiro, virado e bolinhos;
3. O macarrão requentado não é muito gostoso, logo pode ser reaproveitado em saladas ou misturado com ovos batidos;
2. Já com qualquer tipo de carne assada, pode-se preparar deliciosos croquetes, aproveitar em omelete, tortas, molhos, sopas e recheios;
4. Sobrou carne moída? Ela pode ser reutilizada em croquetes, recheio de panqueca e bolo salgado;
5. Hortaliças podem ser utilizadas nas sopas, farofas, purês e panquecas;
6. Já os peixes podem virar um delicioso pirão, suflê, risotos e bolos salgados;
7. O frango também pode ser reutilizado em tortas, pizzas, suflês, risoto, bolo salgado;
8. com os prazos de validades vencidos ou com aspecto estragado. Observe bem os alimentos antes de reaproveitá-los e guarde sempre na geladeira para que eles não pereçam facilmente. O odor também pode ajudar a determinar o estado de conservação dos alimentos.O pãozinho da manhã pode ser também o pão de amanhã, através de pudins, torradas, farinha de rosca e rabanada;
9. As frutas maduras não precisam apodrecer na fruteira. Pode-se fazer doces, sucos, vitaminas, geléias e bolos;
10. E com o leite talhado, é possível evitar o desperdício e preparar um saboroso doce de leite.

 

Dados sobre o desperdício de alimentos

Apresentando sucessivos recordes de safras, o setor agrícola brasileiro destaca-se como uma das mais importantes âncoras da economia. Em contrapartida, o Brasil tem sido consagrado como um campeão em perdas pós-colheita e desperdícios.
Além de ser um grave problema social, no entanto, o desperdício de alimentos no Brasil é também um atentado à economia nacional. Na "terra em que em se plantando tudo dá", cerca de 30% da produção anual acaba virando fumaça. A estimativa é apontada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, na sigla em inglês), que monitora a produção alimentar pelo mundo. O Brasil apresenta altíssimos níveis de perda e desperdício de alimentos, tanto ao longo das cadeias produtivas e de distribuição, incluindo o varejo, como em termos de preparo e armazenamento em domicílio, restaurantes, cozinhas industriais e instituições, entre outros.
Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Números graves para um país onde, a cada cinco minutos, uma criança morre por problemas relacionados à fome.
No mundo essa situação também não é diferente, dos alimentos produzidos na Europa, apenas 30% ou 40% irão para a mesa do consumidor. A comida vai sendo perdida durante o transporte, quando apodrece ou é descartada por não corresponder aos critérios europeus. No final dessa cadeia, um terço da comida que os consumidores compram em vários países da Europa é jogada fora; a metade disso é jogada fora sem nem ter sido aberta.
Acrescente-se o desperdício dos Estados Unidos ao da Europa, o problema se torna ainda maior. Cerca de 40% de toda a comida manufaturada e posta à venda nos Estados Unidos não é consumida, e estudos mostram que essa tendência é crescente. O desperdício de comida de um modo geral, incluindo os produtores rurais, as indústrias, os distribuidores e os consumidores, cresceu 50% desde 1974, chegando a cerca de 150 trilhões de calorias por ano em 2003.


Desperdício de Alimentos

Desperdício de Alimentos

Desperdício de Alimentos