terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dados sobre o desperdício de alimentos

Apresentando sucessivos recordes de safras, o setor agrícola brasileiro destaca-se como uma das mais importantes âncoras da economia. Em contrapartida, o Brasil tem sido consagrado como um campeão em perdas pós-colheita e desperdícios.
Além de ser um grave problema social, no entanto, o desperdício de alimentos no Brasil é também um atentado à economia nacional. Na "terra em que em se plantando tudo dá", cerca de 30% da produção anual acaba virando fumaça. A estimativa é apontada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, na sigla em inglês), que monitora a produção alimentar pelo mundo. O Brasil apresenta altíssimos níveis de perda e desperdício de alimentos, tanto ao longo das cadeias produtivas e de distribuição, incluindo o varejo, como em termos de preparo e armazenamento em domicílio, restaurantes, cozinhas industriais e instituições, entre outros.
Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Números graves para um país onde, a cada cinco minutos, uma criança morre por problemas relacionados à fome.
No mundo essa situação também não é diferente, dos alimentos produzidos na Europa, apenas 30% ou 40% irão para a mesa do consumidor. A comida vai sendo perdida durante o transporte, quando apodrece ou é descartada por não corresponder aos critérios europeus. No final dessa cadeia, um terço da comida que os consumidores compram em vários países da Europa é jogada fora; a metade disso é jogada fora sem nem ter sido aberta.
Acrescente-se o desperdício dos Estados Unidos ao da Europa, o problema se torna ainda maior. Cerca de 40% de toda a comida manufaturada e posta à venda nos Estados Unidos não é consumida, e estudos mostram que essa tendência é crescente. O desperdício de comida de um modo geral, incluindo os produtores rurais, as indústrias, os distribuidores e os consumidores, cresceu 50% desde 1974, chegando a cerca de 150 trilhões de calorias por ano em 2003.


Desperdício de Alimentos

Desperdício de Alimentos

Desperdício de Alimentos


6 comentários:

  1. reapoveitamento de restos de comidas ajudaria e muito no combate contra o desperdicio de alimentos existe varias receitas com casca de legumes e verduras que são e rádipas e gostosas.A doação de alimentos para lugares onde o índice de fome é gritante é de suma importância,porquê a cada 1 hora morrem pessoas ocasionadas pela fome.
    Vamos mudar as estatisticas!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. São dados muito tristes mesmo, mas podemos mudar isso! Uma dica: as receitas do livro do ultimo post são ótimas, só de ler já dá água na boca, vale a pena por em prática... :D

    ResponderExcluir
  4. Mas não são as pessoas que sabem do reaproveitamento de comida que desperdiçam. É preciso da conscientização direta das pessoas que fazem isso, organizar eventos em feiras populares e afins, é de onde vem boa parte do desperdício de alimetos.

    ResponderExcluir
  5. Importante o que você ressalta aqui, muito bom o conteúdo (o seu blog até me ajudou em um trabalho da escola!). Parabéns! Se tiver um tempo, pode visitar o meu blog (e das minhas colegas)??
    - Se sim, aqui está: sustentabompastor.blogspot.com
    - Se não, NÃO SABE O QUE ESTÁ PERDENDO!
    O nosso blog fala sobre energia: Consumo, cuidados, energia eólica, etc.
    TÔ SEGUINDO O SEU, OK ??
    ESPERO QUE RETRIBUA [kkkk],
    beijinhos :D

    ResponderExcluir